21/30 Elaboração de Plano de Negócios: Descubra Agora como Fazer o seu

Um negócio vencedor nasce de uma ideia vencedora.

Mas, infelizmente, a ideia por si só, por mais revolucionário que seja o produto ou serviço que se pretende desenvolver e propor, não basta para abrir um negócio.

Para começar seu próprio negócio, você precisa de planejamento, disciplina, pesquisa. Mas acima de tudo você precisa de dinheiro!

Existem várias formas de financiar um negócio, mas antes de se preocupar com qual escolher, deve respirar fundo, controlar temporariamente o seu entusiasmo e certificar-se de que a sua ideia é realmente concreta e rentável.

Aqui estão dicas para fazer elaborar um plano de negócios e colocar sua empresa para funcionar.

Boa leitura!

1. Analise minuciosamente o mercado

Para transformar sua ideia em negócio, é fundamental identificar seu mercado-alvo. Uma vez identificado o seu target terá que “fazer o seu dever de casa”, analisando os cenários e tendências de mercado, os hábitos e necessidades do público, a concorrência existente. Você pode começar perguntando a si mesmo estas duas perguntas:

Para quem é meu produto ou serviço?

Os clientes estarão realmente interessados ​​no meu produto ou serviço?

A primeira pergunta corresponde ao perfil do seu público-alvo, identificando idade, sexo, grau de instrução, posicionamento geográfico e outros dados.

Quanto mais específico você for, melhor será. A segunda pergunta o ajudará a evitar o desperdício de tempo e recursos (= dinheiro) para desenvolver e comercializar um produto que ninguém vai comprar.

Existem muitas fontes que podem ajudá-lo a entender as oportunidades e armadilhas do mercado, e você também precisará coletar dados diretamente do seu público.

Bem, você pode fazer isso por meio de uma análise de mercado que pode envolver o uso de questionários, entrevistas, índices de satisfação, grupos de discussão, mas também mídias sociais e ferramentas de medição como o Google Analytics.

2. Determine quanto capital você precisa e escreva um plano de negócios

O conselho de um mentor e sua análise de mercado devem ter ajudado a ter uma ideia aproximada, mas bastante realista, de quanto dinheiro é necessário não apenas para iniciar seu negócio, mas também para mantê-lo até que comece a gerar lucro.

O plano de negócios servirá para traçar um curso e, em segundo lugar, para explicar aos seus credores ou investidores como você planeja usar os fundos obtidos mesmo após o início do seu negócio.

3. Obtenha o capital de que precisa para iniciar o seu negócio

Nesse ponto, você deve ter feito a pesquisa de mercado adequada, obtido o feedback de seu mentor e definido seu plano de negócios.

Chegou a hora de resolver o ponto fundamental da questão: onde encontrar o capital necessário para garantir o crescimento e o lucro do seu negócio?

As opções mais comuns são:

  • Empréstimo financeiro
  • Financiamento colaborativo
  • Capital de risco
  • Investidor anjo.

4. Analise o que fez seus concorrentes falharem

Ao escrever seu plano de negócios, não se concentre apenas nas metas que deseja alcançar e nas maneiras de fazer isso, mas também observe seu mercado-alvo em busca de estratégias que fizeram empresas como a sua falharem.

Na verdade, tornar seu negócio único não significa não se inspirar em outras pessoas, principalmente quando isso acontece de forma negativa.

Ou seja, evitar cometer os mesmos erros que fizeram com que alguns de seus concorrentes fracassassem no passado.

5. Estabeleça metas alcançáveis

Assim como você deve ser concreto ao descrever todas as ações que pretende realizar para levar sua ideia ao sucesso, você deve fazer o mesmo ao estabelecer seus objetivos de vendas: todas as declarações de intenção que sejam muito nebulosas e não muito confiáveis ​​são banidas do plano de negócios.

Além disso, definir metas alcançáveis ​​permitirá que você não apenas seja mais realista, mas também tornará seu desempenho mensurável à medida que avança com seu negócio.

6. Crie uma história envolvente

Muitos pensam que um plano de negócios é feito apenas de números: na realidade, muitas vezes, bancos e investidores também estão interessados ​​em conhecer a forma de contar a história da empresa.

Portanto, incluir uma história envolvente sobre seu início dentro do plano de negócios pode servir para motivar ainda mais seus credores.

Por exemplo, você pode falar sobre o que o levou a começar sua aventura e por que está fazendo isso agora.

Enfim, compreender as paixões, pensamentos e ideias que o motivam em seu negócio também pode ajudar os investidores a entender que você é a pessoa certa e que eles estão colocando seu dinheiro em boas mãos.

7. Peça aos profissionais para revisar seu plano de negócios

Depois de ter escrito o seu plano, não hesite em que seja lido a pessoas qualificadas: profissionais como especialistas em marketing e economia empresarial.

Bem como outros empresários como você, poderão, de fato, dar-lhe uma opinião extremamente qualificada e profissional sobre a validade e eficácia do que você escreveu, também dando sugestões sobre como melhorá-lo.

E aí, como elaborar um plano de negócios? Deixe um comentário com sua dúvida ou experiência!

Palavras-chave: Negócio vencedor, Ideia vencedora, Planejamento, Disciplina, Pesquisa de mercado, Plano de negócios, Capital necessário, Financiamento, Análise de concorrentes, Metas alcançáveis, História envolvente

#negócio vencedor #ideia vencedora #planejamento de negócios #análise de mercado #plano de negócios #financiamento de negócios #empréstimo financeiro #financiamento colaborativo #capital de risco #investidor anjo #concorrência #metas alcançáveis #história envolvente.

Deixe um comentário