14/30 Descubra agora como conquistar o controle das suas finanças pessoais e ter mais estabilidade financeira.

Suas finanças pessoais estão estressando você? Se sim, você não está sozinho. É normal se preocupar com dinheiro e segurança financeira. Na verdade, o dinheiro é a principal causa de estresse para os brasileiros. A preocupação com dinheiro pode ser fisicamente prejudicial à sua saúde e também à sua carteira, contribuindo para a perda de sono, enxaquecas, úlceras, hipertensão e muito mais.

O que você pode fazer? Estas etapas podem ajudá-lo a entender melhor exatamente onde você está financeiramente, dar-lhe a confiança de que suas finanças pessoais estão sob controle e ajudá-lo a planejar seu futuro.

1. DECIDA QUE SEU PRESENTE E FUTURO FINANCEIRO VALEM A PENA

Ficar cara a cara com sua realidade financeira pode ser estressante e até assustador! Mas vale a pena fazer isso, mesmo que seja difícil. Vale a pena viver a ansiedade, o medo e o desconforto que vem com um acerto de contas financeiro porque você merece construir um futuro financeiro positivo. Pense nisso como malhar – sim, é difícil e às vezes desagradável, mas a recompensa vale literalmente a pena! O conhecimento pode ser muito poderoso.

Reconhecer o lado emocional de administrar seu dinheiro pode ser libertador!

2. CRIE E SIGA UM ORÇAMENTO

Criar e usar um orçamento é provavelmente a etapa mais importante para melhorar o bem-estar financeiro. Apenas 32% dos lares brasileiros usam um orçamento mensal detalhado – e isso significa que quase 2 terços das famílias não usam. Criar e usar um orçamento realista e detalhado significa que você tem muito mais probabilidade de usar os recursos domésticos com sabedoria e evitar surpresas financeiras.

Não sabe por onde começar? Você pode usar planejadores de orçamento fáceis, gratuitos e personalizáveis disponíveis na internet para você.

3. FAÇA UM PLANO DE EMERGENCIA

Emergências são esperadas, infelizmente. Quer seu filho tenha caído na pista de skate, seu cachorro tenha câncer, seu porão inundado, você esteja inesperadamente desempregado ou seu cônjuge precise de um tratamento odontológico significativo, você vai perder uma grande quantidade de dinheiro. A melhor maneira de lidar com emergências dispendiosas é antecipar que algo vai acontecer e trabalhar continuamente para construir um fundo de emergência.

Quanto dinheiro você deve ter em um fundo de emergência? Tenha uma ótima visão geral da construção e do uso de fundos de emergência. Você pode usar seu fundo de emergência para não emergências? Claro que você pode. Um fundo de emergência pode ser usado para despesas menores ou maiores. Mas não pode ajudar se você o usar, então apenas toque nele se for absolutamente necessário.

4. TENHA UMA VISÃO GERAL DE SUAS FINANÇAS

Os orçamentos fornecem uma visão geral e imediata de suas finanças e são um primeiro passo importante. Mas os orçamentos mensais ou mesmo anuais não oferecem uma visão geral de longo prazo de para onde você está se dirigindo financeiramente em um período de vários anos.

Comece criando uma lista de eventos e despesas que você espera que aconteçam, como o pagamento da faculdade, casamentos, aposentadoria, compra de uma casa ou carro, criação de uma família, cuidados de longo prazo e morte.

Identifique uma data prevista de quando esse evento ou despesa provavelmente ocorrerá e quanto pode custar.

Inclua esses eventos ou despesas importantes em seu orçamento mensal e acompanhe o andamento da economia para eles.

5. PAGUE SUAS DÍVIDAS COM SABEDORIA

A dívida tem o seu lugar e nem todas as dívidas são inadimplentes, desde que você possa pagar o que deve em tempo hábil. Reserve um momento para avaliar se qualquer nova dívida que você está considerando funcionará a seu favor ou contra antes de assumi-la.

É impossível construir uma classificação de crédito pessoal sem incorrer em dívidas pessoais que precisam ser pagas. Descubra os pontos positivos sobre como estabelecer e construir uma pontuação de crédito forte. Qual é a diferença entre dívidas boas e dívidas ruins? Estude e tenha uma ampla visão sobre o caso.

6. DESENVOLVA SUPORTE PARA SUA JORNADA FINANCEIRA

Conhece alguém que “inicia” novas metas com muita frequência? Todos nós fazemos! É muito mais fácil prometer a si mesmo que fará a mudança acontecer do que realmente fazê-la. O que pode ajudá-lo a ter sucesso? Responsabilidade pessoal e uma rede de apoio. Encontrar um mentor, assistir a uma aula, criar horários programados em sua rotina para se concentrar em suas finanças pessoais, ler livros, ouvir podcasts e sair com pessoas com objetivos iguais.

À medida que você começa a aprender sobre tópicos de finanças pessoais, como gastos, poupança, crédito, dívidas, estratégias de investimento e aposentadoria, aplique o que aprender conversando sobre isso com as pessoas que você admira. Há muita conversa financeira por aí, mas a maior parte do que seus amigos e familiares sabem sobre dinheiro está errada.

Em vez disso, converse com mentores e outros empresários que têm sucesso em suas vidas financeiras. Pergunte a eles sobre seus sucessos e fracassos. Assim como nos negócios, descobri que posso evitar muitos contratempos financeiros aprendendo com os erros dos outros. Além disso, observe que falar sobre dinheiro ainda é um assunto delicado para muitas pessoas, então comece pequeno e trabalhe seu caminho para conversas mais profundas. Respeite o que as pessoas compartilham com você e sempre agradeça por seus conselhos.

7. TESTE ESTRATÉGIAS EM SUA VIDA

A maioria dos empreendedores percebe que a melhor maneira de saber se uma ideia de negócio vai funcionar ou não é testando-a. Essa mesma filosofia é verdadeira para suas finanças pessoais. Diferentes estratégias financeiras funcionam melhor para algumas pessoas do que para outras.

Veja o orçamento, por exemplo. Existem muitos sistemas e programas para ajudá-lo a orçar suas receitas e despesas mensais, mas você não saberá o que funciona melhor para você até experimentá-los.

Eu fiz isso em minha própria vida. Testei muitos sistemas de orçamento até que finalmente percebi que a boa e velha planilha Excel que desenvolvi para mim funciona melhor para mim. Mas tive que tentar muitas outras opções para chegar a essa conclusão. Até você experimentar algo, você não saberá se é certo ou não para você.

Palavras-Chave: finanças pessoais, estresse financeiro, orçamento, planejamento financeiro, fundo de emergência, dívidas, pontuação de crédito, rede de apoio.

#finançaspessoais #estresse #financeiro #orçamento #planejamentofinanceiro #emergências #dívidas #créditopessoal #pontuaçãodecrédito #apoiofinanceiro.