
O controle financeiro é o ponto mais vulnerável e importante na gestão de uma empresa.
Bem, em pequenas e médias empresas, esse aspecto é muitas vezes negligenciado.
Os maiores erros cometidos pelos gestores são não distinguir entre despesas pessoais e empresariais, falta de ferramentas de controle financeiro e automação e gestão baseadas apenas no sentimento.
Por ser um forte aliado, mantém o desenvolvimento sustentável e possibilita o desenvolvimento dos negócios.
Não há nada pior para uma empresa do que dirigir a gestão sem foco.
Além disso, existem bastantes empreendedores que não conseguem contratar pessoas para auxiliar no controle financeiro.
Com isso em mente, este artigo, visa tratar sobre os principais pontos que precisam serem abordados em relação controle das finanças da empresa.
Boa leitura!
O que é controle financeiro?
A gestão financeira não é capaz de ser definida em uma palavra, porque na verdade é uma série de ações que são realizadas no interior da empresa para otimizar o desempenho financeiro da empresa.
Também atualiza os dados sobre o que está ocorrendo na realidade atual, por exemplo, no que diz respeito a programação financeira da empresa para todo o ano.
Qualquer ação que afete a vida financeira da empresa está dentro de tudo que define o que é o controle financeiro, indo do controle de contas pendentes/inadimplências, fluxo de caixa e até mesmo o orçamento anual e o preço dos produtos.
Estar no controle também pode quer dizer ter uma área financeira organizada com dados e relatório.
E bem, esses dados e relatórios ajudam aos gestores tomarem decisões conforme dados reais, além de saberem o desempenho financeiro da empresa em questão de lucros e perdas e dos investimentos.
Por que você é importante fazer controle financeiro?
A condição financeira de uma empresa é vital para sua existência e crescimento.
É importante entender que a perda de controle pode levar ao fracasso de um negócio e é por isso que uma boa gestão financeira é necessária.
Para ilustrar isso, imagine uma empresa que compra matérias-primas por 50.000 reais por mês, porém vende seus produtos por 150.000 reais por mês.
Se essa empresa comprar 50.000 reais à vista e vender 150.000 reais em três parcelas, o recebimento do pagamento X será o mesmo todos os meses. Portanto, há uma perda financeira, pois existem outras despesas a serem cobertas com a receita do negócio.
Por consequência, teria um ganho de 100.000 reais, porém, teria um déficit financeiro mensal de 100.000 reais, o que complicaria muito a condição financeira desta empresa e proporcionaria um risco elevado, já que qualquer inadimplência ser algo bem terrível.
E bem, isso é mais um motivo é der ter a função de alerta ao empresário, se suas ações dão um resultado positivo ou se não o levam a um ponto virtual sem retorno.
Qualquer pessoa que não analise os dados de negócios mensais pode cair em uma armadilha, porque está muito envolvida em comprar, vender, carregar, pagar, limpar, manutenção, etc.
Enfim, nas coisas do dia a dia e isso acaba deixando o que necessita de mais atenção e dedicação para outro momento.
A questão é que esse outro momento acaba nunca chegando e o empresário não se dedica para realizar uma análise financeira adequado de seu negócio.
Bem, há muitos casos de pessoas que atingem a um ponto sem retorno, e o controle financeiro certamente alertaria esse empresário para agir antes que não seja possível fazer alguma coisa.
Como fazer controle financeiro?
Bem, o controle financeiro pode muito bem realizado em editores de planilhas ou em programas de gestão.
Você é capaz de escolher aquele que mais se adapta às suas necessidades, porém uma coisa é certa, você deve contabilizar suas despesas e receitas diariamente para conseguir uma boa perspectiva da situação financeira da sua empresa.
Logo, para fazer isso, é necessário fazer e ficar atento a uma série de pontos, por exemplo:
- Controle de contas a receber de vendas parcelada
- Contas a pagar
- Controle de caixa
- Projeção de despesas futuras
- Controle de movimentação diária no banco
- Verificação de suas prioridades
- Controle de vendas e maneiras de recebimentos.
O que você achou deste post sobre controle de finanças da empresa? Deixe um comentário e não se esqueça de compartilhar.
Palavras-chave: controle financeiro, gestão financeira, pequenas e médias empresas, despesas pessoais e empresariais, ferramentas de controle financeiro, automação, gestão baseada em sentimentos, desenvolvimento sustentável, foco na gestão, contratação de profissionais, dados e relatórios, tomada de decisões, perda de controle, fracasso de um negócio, condição financeira, ganho e déficit financeiro, análise financeira, editores de planilhas, programas de gestão, contas a receber, contas a pagar, controle de caixa, projeção de despesas futuras, movimentação diária no banco, vendas e recebimentos.
#controlefinanceiro #gestãofinanceira #pequenasempresas #médiasempresas #despesaspessoais #despesasempresariais #ferramentasdecontrolefinanceiro #automação #gestãobaseadaemsentimentos #desenvolvimentosustentável #negócios #foco #contrataçãodepessoal #gestãodecontas #pendentes #inadimplências #fluxodecaixa #orçamentoanual #preçodosprodutos #relatóriosfinanceiros #decisõesbaseadasemdados #lucros #perdas #investimentos #condiçãofinanceira #crescimento #gestãodematérias-primas #receita #despesas #riscosfinanceiros #análisefinanceira #planilhas #programasdegestão #contabilizaçãodedespesas #contasareceber #contasapagar #controlefinanceiro
Deixe um comentário